sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Desionização da àgua

Para que a água não tenha um ph tão elevado e seja ácida é necessário por vezes proceder à sua desionização.
A desionização consiste na introdução de um desmineralizador ou módulo com membrana de electro-desionização com a função de baixar a condutividade da água.
Após a passagem da água nete aparelho e após as transformações que ela sofre então sim o nível do ph volta par níveis considerados mais normais.

A Hemodiálise

Tudo o que queria saber sobre a Hemodiálise mas tem vergonha de perguntar…
A hemodiálise é um tratamento utilizado em doentes com doenças renais.
Este tratamento consiste em filtrar todas as substâncias indesejáveis acumuladas pela insuficiência renal para isso é utilizada uma máquina que funciona basicamente como um rim artificial.
O aparelho leva de oito a 12 horas para limpar o sangue do paciente.
O paciente poderá fazer hemodiálise durante muitos anos. Como qualquer outro tratamento, a hemodiálise tem seus riscos, como por exemplo: hipertensão arterial, anemia severa.
Por tudo isso a hemodiálise ainda é um tratamento ao qual muitos doentes tentam fugir, utilizando o apenas em último caso.

sábado, 17 de novembro de 2007

Leveduras: Amigas ou Inimigas?

As leveduras, como os bolores e cogumelos, são fungos, que se apresentam, usual e predominantemente, sob forma unicelular.
Etimologicamente, levedura tem origem no termo latino levare com o sentido de crescer ou fazer crescer, pois as primeiras leveduras descobertas estavam associadas a processos fermentativos como o de pães.
As leveduras crescem e se reproduzem mais rapidamente do que os bolores. Também são mais eficientes na realização de alterações químicas, por causa da sua maior relação área/volume.
Existem leveduras que são benéficas para o nosso organismo como a levedura do pão e da cerveja, outras porém, podem ser muito prejudiciais à nossa saúde por isso devemos ter cuidado no que toca à ingestão de leveduras.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Novidade: Medidor Digital de PH

Este medidor contém um visor digital LCD personalizado que mostra simultaneamente a temperatura e os resultados das medições.
Dispõe também de todos os recursos de um simples medidor de pH, além de um modo milivolts, design IP67 à prova d'água, suporte do eléctrodo, design ergonómico e reconhecimento automático do tampão.
O suporte do eléctrodo na parte traseira do instrumento permite que o utilizador guarde o eléctrodo e o medidor numa embalagem conveniente, quando estes não estiverem a ser usados.
O suporte do eléctrodo foi concebido de modo que o utilizador possa colocar uma capa de vinil sobre a ponta do eléctrodo, criando um ambiente húmido que permite à membrana do eléctrodo permanecer hidratada quando não estiver a ser usada.
O medidor foi projectado para não precisar de manutenção. Se o medidor estiver sujo, limpe a superfície com um pano húmido. Use algodão para limpar ou secar os conectores se tiverem molhados.

Como medir o PH de uma solução?


As medições de pH estão entre as grandezas químicas mais importante e mais determinadas em todos os processos químicos por estar directamente relacionada com química da água e da vida, por isso é importante dizer como se esta grandeza se mede.
A grandeza pH foi definida pela IUPAC da seguinte forma: (pH = -log aH+). De todos os métodos utilizados, o mais utilizado, é o método electroquímico que utiliza eléctrodos sensíveis ao ião hidrogénio.
Neste método o pH é determinado pela força electromotriz produzida por um eléctrodo sensível ao pH contra um eléctrodo de referência, mais comumento o Ag/AgCl.
Para as medições de pH é necessário a construção de uma curva de calibração tipo x,y.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Termopar


Termopar é um sensor usado para medição de temperaturas. O aspecto exterior dos termopares é constituído por uma cabeça metálica onde são feitas ligações aos instrumentos de indicação, registo e controlo, e por um tubo (metálico ou cerâmico) que serve de protecção aos fios do termopar.

http://pt.wikipedia.org/wiki/